Cadernos de Pesquisa: psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar

Autores

  • Juliana Barbosa Consoni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa(Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Roseli Rodrigues de Mello Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Cadernos de Pesquisa

Resumo

Considerando o vínculo histórico entre psicologia e educação concernente aos processos de ensino e de aprendizagem escolar, apresentam-se dados relacionados a tal relação, nas publicações de Cadernos de Pesquisa – CP –, de 1980 a 2012. Buscou-se evidenciar como o vínculo entre essas áreas estabeleceu-se em torno do ensino de conteúdos e verificar se ele continua efetivo nas publicações de CP. A partir da análise de conteúdo de setenta artigos, encontrou-se que: nas décadas de 1980 e 1990, a teoria de Piaget foi predominante; de 2000 a 2012, diferentes correntes da psicologia dão base às discussões; nota-se decréscimo no número de artigos que articulam psicologia e educação nos processos de ensino de conteúdos. São discutidas questões referentes à atual relação entre as duas áreas.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa Consoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa(Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa(Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

julianaconsoni@gmail.com

Roseli Rodrigues de Mello, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase/UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

roseli@ufscar.br

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Consoni, J. B., & de Mello, R. R. (2014). Cadernos de Pesquisa: psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar. Cadernos De Pesquisa, 44(154), 1070–1092. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2967

Edição

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