Cadernos de Pesquisa: psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar
Palavras-chave:
Psicologia, Educação, Cadernos de PesquisaResumo
Considerando o vínculo histórico entre psicologia e educação concernente aos processos de ensino e de aprendizagem escolar, apresentam-se dados relacionados a tal relação, nas publicações de Cadernos de Pesquisa – CP –, de 1980 a 2012. Buscou-se evidenciar como o vínculo entre essas áreas estabeleceu-se em torno do ensino de conteúdos e verificar se ele continua efetivo nas publicações de CP. A partir da análise de conteúdo de setenta artigos, encontrou-se que: nas décadas de 1980 e 1990, a teoria de Piaget foi predominante; de 2000 a 2012, diferentes correntes da psicologia dão base às discussões; nota-se decréscimo no número de artigos que articulam psicologia e educação nos processos de ensino de conteúdos. São discutidas questões referentes à atual relação entre as duas áreas.
Downloads
Referências
ANGELUCCI, Carla et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 51-72, jan./abr. 2004.
ANTUNES, Mitsuko A. M. et al. A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 22, p. 79-94, 2006.
BANKS-LEITE, Luci. Piaget 100 anos (resenha). Educação e Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, 1998. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301998000200011>. Acesso em: dez. 2013.
BARBOSA, Deborah R. Contribuições para a construção da historiografia da psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. esp., p. 104-123, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca08.pdf>. Acesso em: nov. 2013.
BARBOSA, Deborah R.; SOUZA, Marilene. Psicologia educacional ou escolar?: eis a questão. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 163-173, jan./jun. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70. 2004.
BEZERRA, Giovani F.; ARAUJO, Doracina A.C. Psicologia da educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 16, n. 1, p. 143-151, 2012.
CADERNOS DE PESQUISA. Sobre a revista. Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/cp/
paboutj.htm>. Acesso em: maio 2012.
CALDAS, Roseli F.L. Fracasso escolar: reflexões sobre uma história antiga, mas atual. Psicologia Teoria e Prática, v. 7, n. 1, p. 21-33, 2005.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas et al. Funcionalismo no Brasil: pioneiros.In: MASSINI, Marina. História da psicologia no Brasil do século XX. São Paulo: EPU, 2004. p. 155-174.
CARVALHO, Diana C. A Psicologia frente a educação e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 51-60, jan./jun. 2002.
CONSONI, Juliana B. Contribuições da psicologia para o ensino de conteúdos e aprendizagem instrumental: um estudo das publicações dos Cadernos de Pesquisa de 1980 a 2012, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2014.
DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1990.
ESPOSITO, Yara Lúcia. Alfabetização em revista: uma leitura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 80, p. 21-27, fev. 1992.
FARIA, Gina Glaydes G. de. Os ciclos do fracasso escolar: concepções e proposições. 2008. 150f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2008.
GARCIA, Lenise Aparecida M. Competências e habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília, 2005. Disponível em: . Acesso em: jan. 2014.
GOUVEIA, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 1, p. 1-48, jul. 1971.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 187-206, jul. 1999.
LIMA, Aline O. M. N. de. Breve histórico da psicologia escolar no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 17-23, jul./set. 2004.
LIMA, Elvira C. A. S. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, p. 3-24, out./dez. 1990.
MELLO, Roseli R. Aprendizagem dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas. CNPq- Edital Universal, 2010-2013. 2012b.
PAIDEIA. Revista da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de
Ribeirão Preto. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-
X&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 abr. 2014.
PATTO, Maria Helena S. Para uma crítica da razão psicométrica. In: PATTO, Maria Helena S. Mutações do cativeiro:escritos de psicologia e política. São Paulo: Edusp, 2000. p. 65-83.
PLACCO, Vera M. de Souza (Org.). Psicologia e Educação: revendo contribuições. São Paulo: Fapesp/Educ, 2002. 179p.
POPPOVIC, Ana Maria. Alfabetização: um problema interdisciplinar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 2, p. 1-41, nov. 1971.
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/pee/paboutj.htm>. Acesso em: 02 abr. 2014.
RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e desafios.
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 605-628, maio/ago. 2010.
SANTOS, Verônica T.; CAMPOS, Angela F.; ALMEIDA, Maria Angela V. de. Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola. Ensaio: Pesquisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 33-46, jul. 2005.
SILVA, Flávia G. da; DAVIS, Claudia. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos
Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 633-661, set./dez. 2004.
SILVA, Rose Neubauer da. Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil. Cadernos de
Pesquisa, São Paulo, n. 70, p. 5-19, ago. 1989.
SILVA, Rose Neubauer da; DAVIS, Claudia. O nó górdio da educação brasileira: ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 80, p. 28-40, fev. 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).