O planejamento educacional na pós-graduação em educação no Brasil

Autores

  • José Silvério Baía Horta Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Osmar Fávero Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Planejamento, Planejamento Educacional, Política e Planejamento, Pós-Graduação e Planejamento

Resumo

Levantamento das informações fornecidas pelos programas de pós-graduação em educação no período 2000-2009, disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revela a progressiva substituição dos estudos sobre planejamento educacional por estudos sobre gestão e avaliação. Confronta-se esse “esvaziamento” com a “fertilidade” dos anos 1970/1980, analisando fontes utilizadas e conteúdos trabalhados nos mestrados em educação da PUC-Rio e da Fundação Getúlio Vargas. Nas considerações finais, afirma-se que esse “esvaziamento” foi simultâneo à desagregação do sistema de planejamento brasileiro, ocorrida nos anos de 1990, e sugere retomar aqueles estudos, a partir das últimas Conferências Nacionais de Educação e das dificuldades de aprovação pelo Congresso Nacional dos planos nacionais de educação por elas propostos.

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Biografia do Autor

José Silvério Baía Horta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

shortamanaus@gmail.com

Osmar Fávero, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense – UFF; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF

ofavero@gmail.com

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Horta, J. S. B., & Fávero, O. (2014). O planejamento educacional na pós-graduação em educação no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 494–521. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2912

Edição

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