O planejamento educacional na pós-graduação em educação no Brasil

Auteurs-es

  • José Silvério Baía Horta Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Osmar Fávero Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Mots-clés :

Planejamento, Planejamento Educacional, Política e Planejamento, Pós-Graduação e Planejamento

Résumé

Levantamento das informações fornecidas pelos programas de pós-graduação em educação no período 2000-2009, disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revela a progressiva substituição dos estudos sobre planejamento educacional por estudos sobre gestão e avaliação. Confronta-se esse “esvaziamento” com a “fertilidade” dos anos 1970/1980, analisando fontes utilizadas e conteúdos trabalhados nos mestrados em educação da PUC-Rio e da Fundação Getúlio Vargas. Nas considerações finais, afirma-se que esse “esvaziamento” foi simultâneo à desagregação do sistema de planejamento brasileiro, ocorrida nos anos de 1990, e sugere retomar aqueles estudos, a partir das últimas Conferências Nacionais de Educação e das dificuldades de aprovação pelo Congresso Nacional dos planos nacionais de educação por elas propostos.

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Bibliographies de l'auteur-e

José Silvério Baía Horta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

shortamanaus@gmail.com

Osmar Fávero, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense – UFF; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF

ofavero@gmail.com

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Publié-e

2014-09-30

Comment citer

Horta, J. S. B., & Fávero, O. (2014). O planejamento educacional na pós-graduação em educação no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 494–521. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2912

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