Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil

Autores

  • Cláudia Valentina Assumpção Galian Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Currículo, Planejamento curricular, Parâmetros curriculares nacionais

Resumo

Este artigo discute aspectos levantados em dois relatórios de pesquisa sobre a produção de propostas curriculares, desenvolvidos em momentos diferentes, um anterior e um posterior à produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Relacionam-se esses aspectos às críticas aos Parâmetros e ressalta-se o impacto desse documento na produção recente de propostas curriculares. Expressam continuidade, quando se comparam os relatórios: a pouca referência às questões ligadas à diversidade e à pluralidade cultural; a fundamentação teórica de base construtivista; a opção pela avaliação formativa e a centralidade das disciplinas na organização do currículo. Ressaltam-se as transformações nos contextos de produção das propostas analisadas, que estão na base das mudanças identificadas no tom dos documentos.

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Biografia do Autor

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada – EDM – da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP

claudiavalentina@usp.br

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Galian, C. V. A. (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 648–669. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2812

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