Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos

Autores

  • Josimeire M. Júlio Universidade Federal de São Carlos
  • Arnaldo M. Vaz Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Alunos, Participação do Aluno, Aprendizagem, Grupo de Trabalho

Resumo

Observamos grupos de alunos de ensino médio que foram desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em Física. O objetivo era distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. Apresentamos um estudo pormenorizado de aulas que ocorreram no início do ano letivo em turmas do primeiro ano. Recorremos a gravações em áudio e vídeo para categorizar a participação dos alunos durante a atividade. As categorias são inspiradas no referencial psicanalítico de Grupos de Trabalho e Suposições Básicas. Com a ajuda desses conceitos foi possível caracterizar a participação individual no grupo, atentando para os impulsos emocionais que desviaram os indivíduos da tarefa. Baseados nos dados obtidos e em outros trabalhos nos quais analisamos esses grupos isoladamente, concluímos que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.

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Biografia do Autor

Josimeire M. Júlio, Universidade Federal de São Carlos

Arnaldo M. Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

31-12-2010

Como Citar

Júlio, J. M., & Vaz, A. M. (2010). Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 921–941. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/154

Edição

Seção

Outros Temas