Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos

Authors

  • Josimeire M. Júlio Universidade Federal de São Carlos
  • Arnaldo M. Vaz Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Alunos, Participação do Aluno, Aprendizagem, Grupo de Trabalho

Abstract

Observamos grupos de alunos de ensino médio que foram desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em Física. O objetivo era distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. Apresentamos um estudo pormenorizado de aulas que ocorreram no início do ano letivo em turmas do primeiro ano. Recorremos a gravações em áudio e vídeo para categorizar a participação dos alunos durante a atividade. As categorias são inspiradas no referencial psicanalítico de Grupos de Trabalho e Suposições Básicas. Com a ajuda desses conceitos foi possível caracterizar a participação individual no grupo, atentando para os impulsos emocionais que desviaram os indivíduos da tarefa. Baseados nos dados obtidos e em outros trabalhos nos quais analisamos esses grupos isoladamente, concluímos que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josimeire M. Júlio, Universidade Federal de São Carlos

Arnaldo M. Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Published

2010-12-31

How to Cite

Júlio, J. M., & Vaz, A. M. (2010). Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 921–941. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/154

Issue

Section

Outros Temas