Sobre carteiras, impressos e parafusos: Por uma história econômica da escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411772Downloads
Referências
Alcântara, W. (2016). A transnacionalização de objetos escolares no fim do século XIX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 24(2), 115-159. https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0204
Alcântara, W. R. (2023). Por terras e mares. Revista Brasileira de História da Educação, 23(1), Artigo e268. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e268
Alcântara, W. R. R. (2014). Por uma história econômica da escola: A carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874 -1914) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Alcântara, W. R. R. (2018). Produção e distribuição do mobiliário escolar: Uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895). Revista Brasileira de História da Educação, 18, Artigo e008. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e008
Dussel, I. (2019). La cultura material de la escolarización: Reflexiones en torno a un giro historiográfico. Educar em Revista, 35(76), 13-29. https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1), 9-44. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195
Meloni, R. A., & Alcântara, W. R. R. (2019). Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901). Educação e Pesquisa, 45, Artigo e207546. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945207546
Nóvoa, A. (1997). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa, Os professores e sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote.
Vidal, D. G. (1994). Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova. Cadernos de Pesquisa, (89), 24-28. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200002&lng=pt&nrm=iso
Vidal, D. G. (2017). História da educação como arqueologia: Cultura material escolar e escolarização. In L. A. M. Alves, & J. Pintassilgo, Investigar, intervir e preservar em História da Educação (pp. 45-62). Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória; Associação de História da Educação de Portugal.
Vidal, D. G., & Alcântara, W. R. (2024). História econômica da escola: Uma abordagem antropológica em circuito transnacional. Editora Unesp/SBHE.
Vidal, D. G., & Silva, V. L. G. da. (2010). Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revista Linhas, 11(2), 29-45. https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127
Vinão Frago, A. (2012). La historia material e inmaterial de la escuela: Memoria, patrimonio y educación. Educação, 35(1), 7-17. https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/10351
Vincent, G., Lahire, B., & Thin, D. (2001). Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, 17(33), 7-47. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44459
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).