Sobre carteiras, impressos e parafusos: Por uma história econômica da escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/1980531411772

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carolina Philippi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Araraquara (SP), Brasil

Professora assistente do departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Unesp Araraquara. Pesquisadora colaboradora junto à linha de pesquisa "Educação e História Cultural" (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) e à linha de pesquisa "Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura" (FCLAr/Unesp Araraquara).

Références

Alcântara, W. (2016). A transnacionalização de objetos escolares no fim do século XIX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 24(2), 115-159. https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0204

Alcântara, W. R. (2023). Por terras e mares. Revista Brasileira de História da Educação, 23(1), Artigo e268. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e268

Alcântara, W. R. R. (2014). Por uma história econômica da escola: A carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874 -1914) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.

Alcântara, W. R. R. (2018). Produção e distribuição do mobiliário escolar: Uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895). Revista Brasileira de História da Educação, 18, Artigo e008. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e008

Dussel, I. (2019). La cultura material de la escolarización: Reflexiones en torno a un giro historiográfico. Educar em Revista, 35(76), 13-29. https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1), 9-44. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195

Meloni, R. A., & Alcântara, W. R. R. (2019). Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901). Educação e Pesquisa, 45, Artigo e207546. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945207546

Nóvoa, A. (1997). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa, Os professores e sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote.

Vidal, D. G. (1994). Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova. Cadernos de Pesquisa, (89), 24-28. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200002&lng=pt&nrm=iso

Vidal, D. G. (2017). História da educação como arqueologia: Cultura material escolar e escolarização. In L. A. M. Alves, & J. Pintassilgo, Investigar, intervir e preservar em História da Educação (pp. 45-62). Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória; Associação de História da Educação de Portugal.

Vidal, D. G., & Alcântara, W. R. (2024). História econômica da escola: Uma abordagem antropológica em circuito transnacional. Editora Unesp/SBHE.

Vidal, D. G., & Silva, V. L. G. da. (2010). Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revista Linhas, 11(2), 29-45. https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127

Vinão Frago, A. (2012). La historia material e inmaterial de la escuela: Memoria, patrimonio y educación. Educação, 35(1), 7-17. https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/10351

Vincent, G., Lahire, B., & Thin, D. (2001). Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, 17(33), 7-47. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44459

Téléchargements

Publié-e

2025-04-15

Comment citer

Philippi, C. (2025). Sobre carteiras, impressos e parafusos: Por uma história econômica da escola. Cadernos De Pesquisa, 55, e11772. https://doi.org/10.1590/1980531411772

Numéro

Rubrique

Comptes Rendus