Tempos de desmonte do Estado de direitos humanos: Tempos de imposição de um Estado de mercado, do capital
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411366Palavras-chave:
Estado de Direito, Política Social, Direitos Humanos, EducaçãoResumo
As análises deste ensaio se estruturam em torno dos seguintes questionamentos: estaríamos em tempos políticos em tensas disputas de que Estado? De um Estado seletivo de direitos humanos? Tempos do Estado de direitos humanos desmontado? Que Estado de mercado, do capital reimposto? Que tradições democráticas desmontadas e que tradições autoritárias reimpostas? Que resistências por afirmar um Estado de direitos humanos reconhecendo os outros reafirmando-se humanos? Resistindo a decretadas mercadorias humanas?
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2015). O humano é viável? É educável? Revista Pedagógica, 17(35), 21-40. https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3052
Arroyo, M. G. (2023). Vidas re-existentes, reafirmando sua outra humanidade na história. Vozes.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17a ed.). Paz e Terra.
Hobsbawm, E. (2002). Tempos interessantes: Uma vida no século XX. Cia. das Letras.
Quijano, A. (2009). Colonialidade do poder e classificação social. In B. de S. Santos, & M. P. Meneses (Orgs.), Epistemologias do Sul (pp. 73-117). Almedina; CES.
Santos, B. de S., & Meneses, M. P. (Orgs.). (2009). Epistemologias do Sul. Almedina; CES.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).