Convivência escolar e neofascismo: Apontamentos para prevenir os ataques às escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411359

Palavras-chave:

Violência, Convívio Escolar, Decolonização, Gestão Democrática

Resumo

Ataques armados em escolas cresceram vertiginosamente nos últimos dois anos no Brasil. Vitimaram sobretudo mulheres e pessoas negras e foram cometidos, em sua maioria, por alunos ou ex-alunos que relatam ressentimentos vinculados ao convívio escolar. Muitos, ainda, foram cooptados por grupos extremistas no meio on-line. O artigo busca sustentar a vinculação entre o fenômeno e as violências estruturantes do país, a partir do feminismo decolonial, com objetivo de formular ações de prevenção. Considerou-se, após discussão teórica e pesquisa em relatórios, que tais ações perpassam a promoção da gestão democrática, bem como transformações no processo de escolarização, com base em epistemes que concebam a diversidade de saberes e a emancipação social e que confrontem os privilégios do sujeito universal.

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Publicado

19-03-2025

Como Citar

Martins, M. E. R., & Gesser, M. (2025). Convivência escolar e neofascismo: Apontamentos para prevenir os ataques às escolas. Cadernos De Pesquisa, 55, e11359. https://doi.org/10.1590/1980531411359

Edição

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Artigos