Racismo e reivindicação de reconhecimento na experiência curricular

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Currículo, Segregação Escolar, Responsabilidade

Resumo

A partir da teoria pós-estrutural, problematizamos a distribuição tática da precariedade endereçada a pessoas pretas, diluída em políticas de Estado, em práticas institucionais e em relações intersubjetivas cotidianas. Em razão do caráter performativo da teoria, burilamos os diferentes modos de aparecimento da precariedade em algumas pesquisas, entendida como persistência de um traço do racismo. Argumentamos que a distribuição desigual do cuidado extrapola a dimensão material e vaza para os processos de subjetivação de crianças negras na experiência curricular. Diante da promessa de solução sempre adiada, trazem uma reivindicação que constrange as normas de reconhecimento, transitando para a exigência política de humanização, não apenas como gesto ético de cuidado, mas também de reparação.

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Biografia do Autor

Silvane Lopes Chaves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UERJ; bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)/UERJ e professora da educação pública no Estado do Pará.

 

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unicamp). Professora Titular da UERJ. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o grupo de pesquisa “Currículo, cultura e diferença”. Bolsista 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Procientista da UERJ e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Chaves, S. L., & Macedo, E. (2024). Racismo e reivindicação de reconhecimento na experiência curricular. Cadernos De Pesquisa, 54, e11354. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11354

Edição

Seção

Artigos