Direito linguístico-educacional para alunos surdos e o “além-acessibilidade”

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Filosofia, Língua Brasileira de Sinais, Direito Educacional

Resumo

Este artigo problematiza o impacto da lógica da acessibilidade na educação de surdos promovida pela política inclusiva, que reduz a expressividade e visualidade da língua de sinais a um instrumento de acesso ao conhecimento escolarizado. A análise dessa lógica foi realizada através de uma cartografia filosófica de documentos legais, fundamentada nas filosofias da diferença e nos estudos de Nancy Fraser sobre reconhecimento e redistribuição para a justiça social. Os resultados evidenciam a distinção entre acesso e direito linguístico-educacional, sublinhando a necessidade de uma política linguística que tenha impacto na educação, no sentido de reconhecer a dispersão territorial da comunidade surda e diferenciá-la das comunidades indígenas e de imigrantes.

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Biografia do Autor

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). 

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, onde orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Educação, Desigualdades e Inclusão. Foi Decana da Escola de Humanidades da Unisinos (período: 2016 a 2021); Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - ANPED-Região Sul (período: dez 2019 a dez/2021). Doutora (2002) e Mestre (1997) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

19-09-2024

Como Citar

Martins, V. R. de O., & Lopes, M. C. (2024). Direito linguístico-educacional para alunos surdos e o “além-acessibilidade”. Cadernos De Pesquisa, 54, e10710. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10710

Edição

Seção

Artigos