Meritocracia, excelência e exclusão escolar: Uma scoping review

Autores

Palavras-chave:

Meritocracia, Mérito, Justiça Educacional, Igualdade de Oportunidades

Resumo

A meritocracia escolar é um mecanismo de distinção de alunos com supostos benefícios para a motivação e o reconhecimento do esforço, mas também com uma dimensão negativa associada à intensificação e estratificação das desigualdades. Assim, o principal objetivo deste estudo é a análise da literatura sobre meritocracia escolar e as lógicas de ação das escolas nesse contexto. O método adotado é uma scoping review, com a pretensão de selecionar, analisar e sintetizar a literatura encontrada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, RCAAP e Google Scholar. Os resultados mostram uma necessidade de reflexão sobre os conceitos de justiça e exclusão escolar, associada à ideologia meritocrática na lógica da igualdade de oportunidades.

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

Ferreira, M. R., Alves, J. M., & Palmeirão, C. (2023). Meritocracia, excelência e exclusão escolar: Uma scoping review. Cadernos De Pesquisa, 53, e10250. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10250

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo