Novas territorialidades em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão, no Amapá

Autores

Palavras-chave:

Alternância, Cartografia Socioeducativa, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo buscou compreender as percepções dos educadores sobre a práxis educativa em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no estado do Amapá. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e as técnicas de pesquisa foram: observação direta e cartografia socioeducativa dos saberes dos educadores pesquisados. Os resultados evidenciam o engajamento dos educadores no fortalecimento de sua atuação nos núcleos formativos que compõem as áreas da Efac, pautados na interdisciplinaridade e no tempo/vivência na escola-comunidade. A educação é construída com base em saberes socioeducativos construídos pela Efac, em que os princípios da alternância e modos de vida das populações tradicionais amazônicas integram o fazer educativo em seus territórios de atuação.

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Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá (AP), Brasil

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em biologia ambiental, com ênfase em ecologia de ecossistemas costeiros e estuarinos, pela Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Desenvolveu atividades de pesquisa no Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária. Além disso, orienta iniciação científica.

Valéria Silva de Morais Novais, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá (AP), Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Pará, além de mestrado e doutorado em educação pela mesma instituição. É pós-doutoranda em educação, com ênfase nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultos (EJA), na Universidade de Genebra. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá e docente permanente da Universidade Federal do Amapá. Atua nos temas: financiamento e expansão da educação superior, políticas para gestão escolar e políticas educacionais para a EJA.

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Publicado

20-06-2023

Como Citar

Gomes, R. K. S., & Novais, V. S. de M. (2023). Novas territorialidades em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão, no Amapá. Cadernos De Pesquisa, 53, e10000. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10000

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo