Uma análise sobre a Taxonomia SOLO: aplicações na avaliação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593

Palavras-chave:

Taxonomia SOLO, Desenvolvimento Cognitivo, Avaliação da Educação

Resumo

Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.

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Biografia do Autor

Solange Maria Mol, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana-MG, Brasil

Pedagoga e Mestre em Educação pela UFOP e professora da educação básica em Mariana MG.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mariana-MG, Brasil

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Pós Doutorado na Universidade da Beira Interior, Portugal. Professor Associado I do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Interesses de pesquisa: Avaliação educacional, com foco nos temas: Avaliações externas e indicadores educacionais; Avaliação de sala de aula (avaliação da aprendizagem); Psicologia cognitiva e educação; Taxonomias cognitivas e educação.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Mol, S. M., & Matos, D. A. S. (2019). Uma análise sobre a Taxonomia SOLO: aplicações na avaliação educacional. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 722–747. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593

Edição

Seção

Artigos