Aprendizado, expectativas docentes e relação professor-aluno

Flavia Pereira Xavier, Valéria Cristina de Oliveira

Resumo


Este artigo analisa as inter-relações entre o desempenho escolar e fatores que caracterizam os processos e ambiente da sala de aula, se concentrando nos efeitos diretos e indiretos das atitudes docentes (relação professor-aluno percebida e expectativas docentes) sobre proficiência em Matemática de estudantes do ensino fundamental. A análise empírica contou com a estimação de um modelo estatístico de equações estruturais ajustado a partir de dados do Estudo Longitudinal da Geração Escolar (Geres) realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande e Salvador, entre 2005 e 2008. Os resultados indicaram que: as expectativas docentes possuem efeitos diretos sobre o desempenho do aluno; fatores de composição das turmas afetam a formação das expectativas; e a relação professor-aluno afeta diretamente os ganhos de aprendizado, sendo inf luenciada pelo sexo, situação de atraso escolar do aluno e clima disciplinar da turma.

Palavras-chave: Atitude do Professor, Rendimento Escolar, Relação Professor-aluno, Expectativas Educacionais

 

Aprendizaje, expectativas docentes y relación profesor-alumno

Este artículo analiza las interrelaciones entre el rendimiento escolar y los factores que caracterizan a los procesos y al ambiente del aula, centrándose en los efectos directos e indirectos de las actitudes docentes (relación profesor-alumno percibida y expectativas docentes) sobre la proficiencia en Matemáticas de estudiantes de la enseñanza fundamental. El análisis empírico contó con la estimación de un modelo estadístico de ecuaciones estructurales ajustado a partir de datos del Estudio Longitudinal de Generación Escolar (Geres) realizado en las ciudades de Río de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande y Salvador, entre los años 2005 y 2008. Los resultados indicaron que: las expectativas docentes tienen efectos directos en el rendimiento del alumno; los factores de composición de los grupos afectan a la formación de expectativas; y que la relación profesor-alumno afecta directamente a los beneficios del aprendizaje, siendo inf luenciada por el género, el atraso escolar del estudiante y el ambiente disciplinario de la clase.

Palabras clave: Actitud del Profesor, Rendimiento Escolar, Relación Profesor-alumno, Expectativas Educacionales

 

Learning, teacher expectations and teacher-student relationship

This article analyzes the relationships between student performance and factors that characterize classroom processes and environment by focusing on the direct and indirect effects of teachers' attitudes (perceived teacher-student relationship and teacher expectations) on primary students’ proficiency in mathematics. The empirical analysis involved the estimation of an adjusted structural equations model using data from the Estudo Longitudinal da Geração Escolar [Longitudinal Study of School Generation] (Geres) conducted in the cities of Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande and Salvador from 2005 to 2008. Results indicated that i) teacher expectations have a direct effect on student performance; ii) factors related to the composition of classes affect expectations; iii) and the teacher-student relationship directly affects learning gains and is inf luenced by sex, age/grade lag and disciplinary climate.

Keywords: Teacher Attitudes, Student Performance, Teacher-student Relationship, Educational Expectations


Palavras-chave


Atitude do Professor, Rendimento Escolar, Relação Professor-aluno, Expectativas Educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.6487

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