Eficiência dos programas de pós-graduação: estudo evolutivo da área de Engenharias III

Autores

  • Maria Eugenia Santana Soares Vasconcelos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil
  • Roberta Alvarenga dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil
  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7192-9245

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6094

Palavras-chave:

Engenharia, Avaliação da Pós-Graduação, Capes, Pós-Graduação

Resumo

O sistema de avaliação estabelecido no Brasil é baseado na atribuição de notas (conceitos). O presente trabalho é um estudo evolutivo dos programas stricto sensu da área de Engenharias III. Com a aplicação da metodologia, demonstrou-se que 12 programas    de pós-graduação obtiveram eficiência máxima em todo ciclo avaliativo, sendo a maior parte decorrente de instituições públicas. A pesquisa também aponta que as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que apresentam programas com melhores eficiências. Resultados mostraram um aumento considerável do número de programas autorizados e uma baixa correlação do conceito do programa e eficiência, corroborando o pressuposto que nem todos os programas com conceitos elevados terão um alto índice de produção científica.

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Biografia do Autor

Maria Eugenia Santana Soares Vasconcelos, Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional

Roberta Alvarenga dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil

Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil

Doutor em Engenharia de Produção

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Vasconcelos, M. E. S. S., Santos, R. A. dos, & Hora, H. R. M. da. (2019). Eficiência dos programas de pós-graduação: estudo evolutivo da área de Engenharias III. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 878–909. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6094

Edição

Seção

Artigos