“Quão ‘bom’ é suficiente?” Definição de critérios avaliativos de valor e mérito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5879

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Critérios de Avaliação, Mérito, Valor.

Resumo

Este texto procura discutir conceitos associados à noção de valor e à ação de valorar na avaliação de programas, tendo em vista a necessidade de fazer julgamentos acerca da qualidade de uma política, programa, projeto ou ação social que lhe é inerente. Busca-se contribuir para fomentar a discussão a respeito da prática de valoração nas avaliações de programas sociais. Para isso, é feita uma revisão das literaturas estadunidense e brasilei- ra, a fim de identificar como as questões de valoração têm sido propostas teoricamente e explicitadas em pesquisas avaliativas. São examinados, de forma exploratória, relatórios de avaliação e artigos sobre avaliações de programas, com foco na área educacional. Conclui-se, com base na análise bibliográfica realizada, que a discussão sobre a atribuição de valor raramente tem sido feita na literatura nacional de forma explícita, ressaltando-se a necessidade de seu aprimoramento.

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Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

Bauer, A. (2019). “Quão ‘bom’ é suficiente?” Definição de critérios avaliativos de valor e mérito. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 14–43. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5879

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