Concepção, trajetória e avaliação de um mestrado profissional em educação

Autores

  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8126-9615
  • Marília Macorin Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil
  • Emerson Freire Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5449-2002

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Pós-graduação, Avaliação da Educação

Resumo

A articulação da formação e da atuação docente à sua profissionalização tem sido um debate profícuo entre aqueles que têm atuado nos mestrados profissionais em educação e refletido sobre o alcance dessa modalidade de pós-graduação. O presente estudo foi concebido no contexto atual de implementação, consolidação e avaliação desses mestrados, contexto esse no qual os autores deste artigo estão inseridos. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento quantitativo e qualitativo quanto ao programa do qual participam, os autores fazem a caracterização não só dos mestrandos, mas também da natureza dos resultados obtidos com as primeiras dissertações concluídas, apresentando desafios e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.

Marília Macorin Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. Coordenou o Centro de Informática do CEETEPS. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional ? ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Foi vice-diretora, diretora acadêmica das Faculdades e CET Radial e Reitora de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Professora de Instituições como FATEC SP, UNICID, FECAP, UNISANTANA, FMU e UniNove. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão da Educação e no uso das Tecnologias na Educação. .

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

Referências

ALMEIDA, L. A. Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 221-248, jan./jun. 2016.

ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017.

ANTAS, A. G. Formação e capacitação em propaganda e marketing. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

ANTONINI, R. E. D. A camada narrativa do design de jogos no ensino gamificado: um experimento no âmbito do ensino profissional. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

ARCANJO, C. R. O. Projeto educacional das classes descentralizadas no atendimento à formação de demandas específicas: um estudo sobre a experiência do Centro Paula Souza. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

BRAGA, A. B. R. As competições de educação profissional: experiências do Senai São Paulo. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

CAMPOS, M. A. T.; GUÉRIOS, E. Mestrado profissional e educação: reflexões acerca de uma experiência de formação à luz da autonomia e da profissionalização docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 35-51, jan./mar. 2017.

CARBONARI, H. O. Análise da evasão nos cursos superiores de tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA. Proposta do programa do mestrado profissional em educação. Unidade de Pós-graduação. São Paulo: Ceeteps, 2013.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA. Perfil e histórico. 2017. Disponível em: <http://www.cps.sp.gov.br/perfil-e-historico/>. Acesso em: 8 set. 2017.

CILLI, T. L. B. O design como saber transversal na formação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR − CAPES. Portaria normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009. 2009. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2017.

CROCE, E. F. A educação profissional empreendedora – estratégias de gestão no ensino técnico de nível médio com foco no empreendedorismo – estudo de caso. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

CUNHA, C. M.; AGRANIONIH, N. T. Mestrado profissional em educação: teoria e prática de ensino – qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 119-135, jan./mar. 2017.

DIAS, M. G. S. Educação profissional: uma abordagem do inglês instrumental sintonizada com a proposta do curso técnico em turismo do Centro Paula Souza. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

DOMINGUES, I. Formação docente em comunidades de prática: um estudo com professores de educação profissional e tecnológica de uma instituição educacional em São Paulo. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

FEITOZA, A. S. Fatores de evasão na Educação Profissional Tecnológica: um estudo baseado no olhar do aluno evadido. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. MPEs: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 19-34, jan./mar. 2017.

FISCHER, T. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 24-29, jul. 2005.

FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO − FORPRED. Relatório das condições e perspectivas dos mestrados profissionais na área de educação. Goiânia, 29 de setembro de 2013. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/relatorio_comissao_forpred_2013.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017

GONÇALVES, M. B. Work-based learning aplicado ao curso de aprendizagem industrial de assistente administrativo da Escola Senai “Antonio Ermírio de Moraes”. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

HETKOWSKI, T. M.; DANTAS, T. R. Mestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 89-104, set./dez. 2016.

MACHADO, L. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a05v32n116.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

MATA, M. A. Os egressos da educação profissional e tecnológica do eixo de gestão e negócios: relação entre tecnólogo e trabalho. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2016.

MATOS, S. Bacharéis e tecnólogos da área de gerenciamento e administração graduados em instituições de ensino superior privadas em São Paulo. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

NOGUEIRA, E. G. D.; NERES, C. C.; BRITO, V. M. de. Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 63-75, set./dez. 2016.

OLIVEIRA, G. B. Educação a distância e aprendizagem significativa: o uso de organizadores prévios de memória em materiais instrucionais multimídia. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017a.

OLIVEIRA, S. R. Empregabilidade, cidadania e juventude: um estudo sobre os egressos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Câmpus SP) entre 2011-2015. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017b.

PEDRETTI, R. G. A prática docente e a compreensão de textos na educação profissional: o letramento como suporte. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017. (Coleção Fundamentos e Práticas em Educação Profissional e Tecnológica, v. 10).

RIBEIRO, T. M. M. A formação docente na educação profissional e tecnológica a partir de narrativas de professores das escolas técnicas do Centro Paula Souza. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

ROMÃO, J. E.; MAFRA, J. F. Mestrado profissional: crônica de uma morte anunciada. Revista Plurais, Salvador, v. 1, n. 2, p. 10-23, abr./ago. 2016.

RUFINO, I. A. M. F. O docente e os fatores para a escolha da escola de atuação: um estudo em unidades de ensino da Diretoria Regional Sul I da cidade de São Paulo. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA JR., A. S. A. H. A perspectiva dos policiais militares do Estado de São Paulo quanto à contribuição da Rede de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o seu desempenho profissional. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

SILVA, L. F. Parcerias educacionais como fator de transferência de tecnologia e conhecimento entre empresas e instituições de ensino: relato de experiência. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

SILVEIRA PINTO, L. Ações de treinamento para líderes de call center: um estudo de caso. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

SOUSA, C. P. de S.; PLACCO, V. M. de. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 23-35, set./dez. 2016.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 13, jan./abr. 2000. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2017.

TEIXEIRA, L. L. Ensino técnico integrado ao médio: contextualização histórica e desafios para a formação docente. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

TRAMONTE, A. T. F. S. Burocracia: a concepção gestora nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) − Ceeteps, São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Batista, S. S. dos S., Azevedo, M. M., & Freire, E. (2018). Concepção, trajetória e avaliação de um mestrado profissional em educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 632–653. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029

Edição

Seção

Artigos