Fatores relacionados ao atraso escolar no estado de Minas Gerais

Autores

  • Josiane Souza de Paula Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil
  • Ana Maria de Paiva Franco Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil
  • José Waldemar da Silva Faculdade de Matemática, Universidade Federal de Uberlândia (Famat/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4928

Palavras-chave:

Repetência, Modelo Logístico Hierárquico, Prova Brasil, Minas Gerais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que se relacionam com o atraso escolar em Minas Gerais. A metodologia utilizada envolve a aplicação de modelos logísticos hierárquicos para os dados da Prova Brasil de 2013, referentes aos 5º e 9º anos, na tentativa de identificar se existem diferenças entre os fatores associados ao atraso escolar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos mostram que características dos estudantes e também as escolares estão relacionadas com a probabilidade de ocorrência de atraso escolar, havendo diferenças regionais nesse aspecto. Em particular, observa-se que as maiores chances de defasagem idade-série são para alunos do sexo masculino, não brancos, que trabalham fora de casa, estudam em turmas heterogêneas e em escolas que adotam programas de redução de taxas de abandono. Além disso, fica caracterizado que o desempenho dos estudantes considerados em atraso escolar é mais prejudicado em algumas escolas do que em outras, dependendo do nível socioeconômico do aluno.

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Biografia do Autor

Josiane Souza de Paula, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

Doutora em Economia (2017) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). A linha de investigação atual tem enfoque em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos Econômicos Aplicados, Comércio Internacional e Economia Rural.

Ana Maria de Paiva Franco, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (2009). Suas áreas de interesse são, principalmente: Economia Social Aplicada, Economia da Educação, Avaliação de Impacto de Políticas e Microeconometria.

José Waldemar da Silva, Faculdade de Matemática, Universidade Federal de Uberlândia (Famat/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

Atualmente é professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência em Ciências Exatas Aplicda à Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, estatística experimental e inferëncia bayesiana.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Paula, J. S. de, Franco, A. M. de P., & Silva, J. W. da. (2021). Fatores relacionados ao atraso escolar no estado de Minas Gerais. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 886–917. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4928

Edição

Seção

Artigos