Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos

Autores

  • Elba Siqueira de Sá Barretto Consultora da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gláucia T. Franco Novaes Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3839

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Educação Básica, Qualidade da Educação, Brasil

Resumo

 

Sem a pretensão de um exame exaustivo, o texto faz uma retrospectiva das experiências de uso da avaliação institucional na educação básica no Brasil desde meados dos anos 1990. Observam-se iniciativas de avaliação não só nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas isoladas ou em redes públicas, mas também na educação infantil. Em anos recentes, esta última etapa tem sido objeto de ações do Ministério da Educação e de entidades colaboradoras visando à disseminação em âmbito nacional dessa prática. O estudo encontra grande convergência nos referenciais teórico-metodológicos adotados na avaliação institucional da escola, invariavelmente comprometidos com a perspectiva de melhoria da qualidade da educação, assim como nos procedimentos para sua implementação. Discute ainda questões comuns, suscitadas pelo seu emprego.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto, Consultora da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação  em Educação.

Disc: Questões atuais de currículo

Pedagoga, mestre e doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

Barretto, E. S. de S., & Novaes, G. T. F. (2016). Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(65), 314–345. https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3839

Edição

Seção

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