Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico

Autores

  • Laurinda Ramalho de Almeida Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Vera Lucia Trevisan de Souza Programa de Pós-Graduados em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3647

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Formação Profissional, Análise de Atribuição, Legislação Escolar

Resumo

O objetivo deste texto é analisar as atribuições formativas do coordenador pedagógico (CP), segundo a legislação, na relação com a percepção de profissionais que atuam em quatro escolas públicas – duas estaduais e duas municipais – do estado de São Paulo. Utilizam-se, como referencial teórico, os conceitos de Placco, Almeida e Souza (2011) e Roldão (2015), no que concerne à sustentação dos conceitos de formação e coordenação pedagógica. Os procedimentos adotados para a sistematização das ideias aqui expostas foram análise documental das leis e recortes de dados de pesquisa, contemplando questionários e entrevistas, realizada em 2010/2011 pelas autoras do texto. A análise do prescrito e do executado no cotidiano das escolas revelou que os coordenadores colocam como prioridade a dimensão formativa, mas, ao relacionarem as atividades que realizam no seu cotidiano, tal prioridade não acontece.

 

 

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Biografia do Autor

Laurinda Ramalho de Almeida, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Vera Lucia Trevisan de Souza, Programa de Pós-Graduados em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduados em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Almeida, L. R. de, Souza, V. L. T. de, & Placco, V. M. N. de S. (2016). Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 70–94. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3647

Edição

Seção

Artigos