A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP

Autores

  • Ana Maria Saul

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02620022187

Palavras-chave:

Avaliação, Avaliação da Pós-Graduação, Auto-Avaliação, Avaliação PUC-SP, Currículo

Resumo

A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.

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Biografia do Autor

Ana Maria Saul

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Publicado

30-12-2002

Como Citar

Saul, A. M. (2002). A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP. Estudos Em Avaliação Educacional, (26), 97–110. https://doi.org/10.18222/eae02620022187

Edição

Seção

Artigos