Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal

Autores

  • Catarina Tomás Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS/NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0002-9220-964X
  • Carolina Gonçalves Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS/NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0002-3176-2601

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Supervisão, Educação Básica, Ensino Superior

Resumo

Este artigo apresenta a identificação de três perfis exploratórios de padrões de práticas reflexivas de 115 estudantes-estagiários/as que frequentam os mestrados de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Os dados apresentados, resultantes da análise estatística baseada na análise de correspondências múltiplas (ACM), permitem identificar dois perfis diferenciados pelo impacto das reflexões escritas durante a PES e respetiva justificação, pelo subsistema de ensino superior que frequentam, pela natureza jurídica do subsistema e pelos modelos adotados, bem como um terceiro grupo diferenciado pelo modelo pedagógico adotado e pelo subsistema frequentado.

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Biografia do Autor

Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS/NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), Lisboa, Portugal

Catarina Tomás socióloga e doutorada em Estudos da Criança. É professora adjunta no Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento, na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA).

Carolina Gonçalves, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS/NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), Lisboa, Portugal

Carolina Gonçalves é doutorada em Ciências da Educação – Teoria Curricular e Metodologias de Ensino. É professora adjunta no Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas, na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA).

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Tomás, C., & Gonçalves, C. (2019). Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 168–181. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6432

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