Brasil no Pisa 2003 e 2012: os estudantes e a matemática

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Pisa, Letramento, Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática no Pisa de 2003 e 2012. O objetivo foi verificar em qual conteúdo avaliado os estudantes apresentaram melhor desempenho e dispersão positiva na escala de níveis da avaliação. A estratégia empírica adotada foi descritiva e comparativa. Foram analisados relatórios do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da OCDE/Pisa para compor a base de dados para análise comparativa das duas aplicações da prova. Os resultados apontam que os estudantes brasileiros apresentaram melhor desempenho e a mais significativa distribuição na escala Pisa em Indeterminação e Dados ou Probabilidade. Contudo o desempenho dos estudantes brasileiros, influenciado por uma multiplicidade de fatores, ainda está longe de atingir os níveis da OCDE.

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Biografia do Autor

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Universidade de Brasília (UnB); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), Brasília (DF), Brasil

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UnB; Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT. Atuou como docente na Educação Básica e na Educação Superior nos cursos de Pedagogia e Normal Superior na UFT. Desempenhou funções de dirigente no IFB, IFTO e ETF/Palmas (TO). Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integrante dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM e Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (FAP/DF).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Estudos de Pós-Doutoramento sob supervisão da Professora Doutora Maria Isabel Ramalho Ortigão, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2019). Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012). Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Possui Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe do Departamento. Está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha de Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM".

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Pereira, C. M. M. da C., & Moreira, G. E. (2020). Brasil no Pisa 2003 e 2012: os estudantes e a matemática. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 475–493. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6627

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Artigos