A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites

Maurice Tardif, Javier Nunez Moscoso

Resumo


Constatando o alto impacto e a influência da noção de “profissional reflexivo” de Schön no âmbito da educação em nível internacional, este artigo propõe que sejam repensados sua interpretação e uso, sobretudo no estudo do trabalho docente e na formação dos professores. A tese central defendida é que, à luz da tradição da filosofia e das ciências humanas e sociais que estruturam o contexto intelectual de emergência dessa ideia, na educação é utilizada uma versão empobrecida e limitada da reflexão. Além do mais, o trabalho pretende revitalizar o debate sobre o que se entende por reflexão, resgatando três modos alternativos de pensá-la: como experiência social, como reconhecimento e interação e como crítica das ideologias e das relações de dominação.

 


Palavras-chave


Profissional; Reflexão; Políticas; Formação de Professores

Referências


ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978a.

ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald. Theory in practice: increasing professional effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass, 1978b.

BACHELARD, Gaston. La formation de l’esprit scientifique: contribution à une psychanalyse de la connaissance. Paris: Vrin, 1993.

BEAUCHAMP, Catherine. Understanding reflection in teaching: a framework for analyzing the literature. 2006. Tesis (Doctorado) – McGill University, Montreal, 2006.

BECK, Ulrich. La société du risque: sur la voie d’une autre modernité. Paris: Aubier, 2001.

BOUDON, Raymond. The “Rational Choice Model”: a particular case of the “Cognitivist Model”. Rationality and Society, Thousand Oaks, Califórnia, v. 8, n. 2, p. 123-150, 1996.

BUTT, Richard; RAYMOND, Danielle; YAMAGISHI, Lloyd. Autobiographic praxis: Studying the formation of teachers’ knowledge. Journal of Curriculum Theorizing, New York, v. 7, n. 4, p. 34-61, 1988.

CALDERHEAD, James (Org.). Exploring teacher thinking. London: Cassell, 1987.

CHOMSKY, Noam. A Review of B. F. Skinner’s Verbal Behavior. In: JAKOBOVITS, Leon A.; MIRON, Murray S. (Org.). Readings in the Psychology of Language. New York: Prentice-Hall, 1967. p. 142-143.

CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael. Rythms in teaching: the narrative study of teachers’ personal practical knowledge of classrooms. Teaching and teacher education, Amsterdam, v. 2, n. 4, p. 377-387, 1986.

CORREA MOLINA, Enrique; THOMAS, Lynn. Le praticien réflexif : mythe ou réalité en formation à l’enseignement ? Phronesis, Leiden, v. 2, n. 1, p. 1-7, 2013.

DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Minuit, 1969.

DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris: Seuil, 1967.

DESJARDINS, Julie. Analyse critique du champ conceptuel de la formation réflexive. 1999. Thèse (Doctorat) – Université de Montréal, Montréal, 1999.

DUBET, François. Sociologie de l’expérience. Paris: Éditions du Seuil, 1994.

DUBET, François. Le déclin de l’institution. Paris: Seuil, 2002.

ELBAZ, Freema. Teacher thinking: A study of practical knowledge. London: Croon Heln, 1983.

ERAZO, María Soledad. Prácticas reflexivas, racionalidad y estructura en contextos de

interacción profesional. Perfiles Educativos, México, v. 33, n. 133, p. 114-133, 2011.

FABREGAS PUIG, Andrés. Prologo. In: GIMÉNEZ MONTIEL, Gilberto (Org.). Teoría y análisis de la cultura. Mexico, DF: Conaculta – Icocult, 2005. v. I, p. 19-26.

FOUCAULT, Michel. L’archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra Nueva, 1970.

GARFINKEL, Harold. Recherches en ethnométhodologie. Paris: PUF, 2007.

GIDDENS, Anthony. La constitution de la société: eléments de la théorie de la structuration. Paris: PUF, 1987.

GIDDENS, Anthony. Les conséquences de la modernité. Paris: L’Harmattan, 1994.

GOFFMAN, Erving. La mise en scène de la vie quotidienne. Paris: Minuit, 1973.

HEGEL, Georg. La phénoménologie de l’esprit. Paris: Aubier, 1997.

HEIDEGGER, Martin. Essais et conférences. Paris: Seuil, 1958.

HONNETH, Axel. La lutte pour la reconnaissance. Paris: Cerf, 2000.

HONNETH, Axel. La société du mépris. Paris: La Découverte, 2006.

JOAS, Hans. La créativité de l’agir. Paris: Cerf, 1999.

KRISTEVA, Julia. Semeiotike. Paris: Minuit, 1969.

KUHN, Thomas. La structure des révolutions scientifiques. Paris: Flammarion, 1972.

LANTHEAUME, Françoise; HÉLOU, Christophe. La souffrance des enseignants: une sociologie pragmatique du travail enseignant. Paris: PUF, 2008. (Educationet société).

LYOTARD, Jean-François. La condition postmoderne. Paris: Minuit, 1970.

MARCUSE, Herbert. Un ensayo sobre la liberación. Mexico, DF: Joaquín Mortiz, 1969.

MEAD, Georg Herbert. Mind, self, and society. Chicago: University of Chicago Press, 1934.

MEHAN, Hugh. Structuring School structure. Harvard Educational Review, Harvard, v. 48, n. 1, p. 32-64, 1978.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Teachers matter: attracting, developing and retaining effective teachers. Paris: OCDE, 2005.

PIAGET, Jean. Réussir et comprendre. Paris: PUF, 1992.

POPPER, Karl. La logique de la découverte scientifique. Paris: Payot, 2007.

ROBICHAUD, Arianne; TARDIF, Maurice; MORALES PERLAZA, Adriana. Sciences sociales et théories critiques dans la formation des enseignants. Québec: Presses de l’Université Laval, 2015.

SÁNCHEZ-TARAZAGA, Lucía. Los marcos de competencias docentes: contribución a su estúdio desde la política educativa europea. Journal of Supranational Policies of Education, Madrid, v. 5, p. 44-67, 2016.

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique. Paris: Gallimard, 1960.

SCHÖN, Donald. Le praticien réflexif: à la recherche du savoir caché dans l’agir professionnel. Montréal: Logiques, 1993.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professional think in action. New York: Basic Books, 1983.

SCHÖN, Donald. The reflective turn: case studies in and on educational practice. New York: Teachers Press, Columbia University, 1991.

SCHÜTZ, Alfred. Le chercheur et le quotidien: phénoménologie des sciences sociales. Paris: Klincksieck, 1987.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, Califórnia, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Le travail enseignant au quotidien: expérience, interactions humaines et dilemmes professionnels. Bruxelles: De Boeck Université, 1999.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formation des maîtres et contexts sociaux. Paris: PUF, 1998.

TARDIF, Maurice; LEVASSEUR, Louis. La division du travail éducatif. Paris: PUF, 2010.

TOCHON, François. L’enseignant expert. Paris: Nathan, 1993.

TOURAINE, Alain. Critique de la modernité. Paris: Fayard, 1992.

VERMERSCH, Pierre. L’entretien d’explicitation en formation continue et initiale. Paris: ESF, 1994.

WITTGENSTEIN, Ludwing. Remarques philosophiques. Paris: Gallimard, 1975.

WITTROCK, Merlin Carl (Org.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986.

WOODS, Peter. Inside schools: ethnography in educational research. London: Routledge and Kegan Paul, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.