Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos

Autores

  • Adriano Souza Senkevics Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Marília Pinto de Carvalho Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

Rendimento escolar, Feminilidades, Masculinidades, Sociologia da infância.

Resumo

 

Este artigo deriva de pesquisa que buscou compreender o papel da socialização familiar na construção de trajetórias escolares diferenciadas por sexo, a partir do olhar de 25 crianças de camadas populares de uma escola municipal de São Paulo. Por meio de observações e entrevistas, obtiveram-se informações sobre a participação de meninas e meninos nos afazeres domésticos, nas práticas de lazer e na circulação pelo espaço público. Conclui-se que a socialização familiar tende a estimular um desempenho superior das meninas tanto pela construção de feminilidades pautadas por responsabilidade e disciplina, quanto pela significação positiva da escola enquanto um espaço de recreação e sociabilidade, em face das inúmeras restrições que as garotas sofrem no seu cotidiano na família, na casa e na rua.

 

 

 

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Biografia do Autor

Adriano Souza Senkevics, Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Marília Pinto de Carvalho, Universidade de São Paulo – USP

Professora Associada do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP – e co-líder do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual – EdGES – São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Senkevics, A. S., & Carvalho, M. P. de. (2015). Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 944–968. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3364

Edição

Seção

Artigos