A avaliação institucional e a gestão na/da educação infantil em meio à covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8247

Palavras-chave:

Educação Infantil , Avaliação Institucional , Gestão Democrática

Resumo

Este ensaio discute os processos de avaliação numa perspectiva da gestão democrática e participativa com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Buscou-se compreender como as concepções presentes nos discursos e fazeres docentes traduzem-se em práticas pedagógicas que possibilitem experiências significativas às crianças menores de seis anos. Para tanto, utilizou-se a avaliação institucional como caminho formativo para que as docentes e os gestores pudessem refletir sobre suas ações naquele contexto, gerando a qualificação das práticas. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento na instituição e evidenciam a potência da avaliação para a formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa "Infância, juventude e Educação". É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015), onde também recebeu o título de Mestre em Educação (2006). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Pesquisadora da área de educação, com ênfase em avaliação, atuando nos seguintes temas: avaliação na educação infantil, políticas de avaliação para a educação básica, avaliação da aprendizagem, cotidianos e avaliação e alfabetização e avaliação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI).

Cristiane Amancio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor II na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando na gestão de uma instituição pública de Educação Infantil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPED), na linha de pesquisa “Infância, Juventude e Educação”. Integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias” (GEPPAI). Rio de Janeiro/RJ – Brasil. Pedagoga, com Graduação na Universidade Estácio de Sá, Especialização pela Universidade Candido Mendes. Endereço: Rua Araújo Leitão, 607, bloco 6, apt 1404, Engenho Novo, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20715-310. Celular: (21) 96462-4062. E-mail de contato: crisfcamancio@yahoo.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3767-9275. Nome que deve constar na publicação: Cristiane Amancio. E-mail que deve ser apresentado: crisfcamancio@yahoo.com

Bruno Rossato, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e, Mediador à Distância na graduação em pedagogia da Fundação Cecierj. Mestre em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/CUNADI (Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença), sob liderança da Prof. Conceição Soares, Rio de Janeiro/RJ - Brasil. Pedagogo, com graduação na Universidade Gama Filho; especialista em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ e, aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela UFF. Endereço: Rua Florianópolis, 885, bloco 03, ap. 408, Praça Seca, Rio de Janeiro/RJ - Brasil, CEP. 21321-050. Celular: (21) 97617-7699. E-mail de contato: rossatbruno@yahoo.com.br. Oricid: https://orcid.org/0000-0001-7236-1233 . Nome que deve constar na publicação: Bruno Rossato. E-mail que deve ser apresentado: rossatbruno@yahoo.com.br 

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Publicado

16-11-2021

Como Citar

Louzada, V. ., Amancio, C. ., & Rossato, B. . (2021). A avaliação institucional e a gestão na/da educação infantil em meio à covid-19. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08247. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8247

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia