Caminhos trilhados em três décadas de avaliação em larga escala no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Avaliação Externa , Avaliação das Políticas Educacionais, Produção do Conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.

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Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo-RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS.

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo-RS, Brasil

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio.

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Publicado

12-11-2021

Como Citar

Fritsch, R., & Vitelli, R. F. (2021). Caminhos trilhados em três décadas de avaliação em larga escala no Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e07792. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792

Edição

Seção

Artigos