Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216

Palavras-chave:

Teste Adaptativo Informatizado, Avaliação de Competência, Provinha Brasil, Teoria da Resposta ao Item

Resumo

Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil – Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.

Biografia do Autor

Rodrigo Travitzki, Universidade São Francisco (USF), Campinas-SP, Brasil

Universidade São Francisco (USF), Campinas-SP, Brasil.

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Professor da Faculdade de Educação

Douglas De Rizzo Meneghetti, Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (Centro Universitário FEI), São Bernardo do Campo-SP

Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros”(Centro Universitário FEI), São Bernardo do Campo-SP

Érica Maria de Toledo Catalani, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

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Publicado

18-03-2021

Edição

Seção

Artigos