Questões de Química do Novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica

Autores

  • João Paulo Stadler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Palmas-PR, Brasil
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba-PR, Brasil
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011

Palavras-chave:

Ensino de Química, Enem, Avaliação da Educação, Educação Básica

Resumo

Este artigo busca investigar a presença de elementos na abordagem de aspectos sociocientíficos (ASC) em questões de Química nas avaliações no Novo Enem (2009-2014), proporcionando, assim, uma maneira de integrar o conteúdo científico a ser estudado a elementos de relevância social em sala de aula. Sua utilização possibilitaria observar o que vem apregoado nos documentos oficiais relativos ao currículo – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) –, no tocante às competências e habilidades relacionadas aos objetivos do ensino de Química. Após análise de conteúdo das questões, observou-se que 29% dos itens do corpus apresentavam os elementos necessários para possibilitar a abordagem de ASC em sala de aula a partir da discussão da questão. Embora o resultado seja baixo, a presença de questões desse perfil indica a probabilidade de os professores passarem a adotar a concepção de ensino que envolve essa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Palmas-PR, Brasil

Bacharel em Química Tecnológica e Licenciado em Química na UTFPR (2013). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Uninter 2015) e em Materiais Didáticos no Ensino de Ciência e Matemática (PUC-PR 2016). Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na UTFPR na área de Formação de Professores e Aspectos Sócio-científicos no Ensino de Química (2015). Atuou, de 2011 a 2017, na Educação Básica (Ensino Médio) como professor contratado e efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Atualmente atua como professor do Colegiado de Química no IFPR (campus Palmas) atendendo turmas de Ensino Médio Técnico Integrado e do curso de Licenciatura em Química


Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba-PR, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, está realizando um Pós-doutado em Educação no PPGECT da UFSC. Fez o Pós-doutorado no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de março de 2002 até agosto de 2010. Atualmente é Professora Associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na área de Ensino de Química. Orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química. Realizou um curto pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Wypych. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia e, desde 2003, quando iniciou seu cargo de Tutora do Programa de Educação Tutorial de Química da UFRN, vem atuando também na área Educação Química. Suas atividades estão inseridas, atualmente, dentro dos seguintes temas: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Epistemologia; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Atividades Lúdicas; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade.


Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil

Professor Titular junto ao Dep. de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC, desde 1998). Licenciado, Bacharel (1988), Mestre em Química pela UFSC (1991) e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália -1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010). Diretor do Centro de Educação-CED (2002-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) (2012-2016). Diretor da Divisão de Ensino da Soc. Brasileira de Química (2014-2016), Chefe do Departamento MEN (1999-2001). Ministra aula na Licenciatura em Química (Metodologia e Prática de Ensino) e na Pós-Graduação (PPGECT) (Metodologia da Pesquisa e Ensino de Ciências: contribuições da epistemologia). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, ensino de química, ensino da química verde, enfoque CTS-A e perspectiva freireana de educação. Bolsista PQ CNPq. Em pós-doutoramento na Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Portugal), 2017/2018, tema: Domínios e padrões da Química Verde: implicações ao seu ensino (Capes).

Referências

ALMEIDA, Amanda B. B.; SILVA, Luciana A. S.; FERNANDES, Paula S. R.; SOBRINHO, Marcos F. Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8. n. 4, p. 83-91, nov. 2016.

ANDRADE, Gisele G. Metodologia do Enem: uma reflexão. Série-Estudos, Campo Grande, n. 33, p. 67-76, jan./jul. 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEBER, Laís B. C. Reorganizações curriculares na conquista da educação escolar de melhor qualidade: expectativas acerca do efeito indutor do novo ENEM. 2012. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Unijuí, Ijuí, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio – PCN. Ciências naturais, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Documento básico. Brasília, DF: MEC/Inep, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Fundamentos Teóricos-metodológicos. Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno azul. Brasília, DF: MEC/Inep, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF: MEC/Inep, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.

DIAS, Rosane E. A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9-10, p. 1-12, jan./dez. 2004.

FERNANDES, Carolina S.; MARQUES, Carlos A. Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 294-304, nov. 2015.

GOUVEIA, João. Competências: moda ou inevitabilidade? Saber & Educar, Porto, n. 12, p. 31-58, 2007.

HALMENSCHLAGER, Karine R.; DELIZOICOV, Demétrio. Abordagem temática no ensino de ciências: caracterização de propostas destinadas ao ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 305-330, nov. 2017.

HERNANDES, Jesusney S.; MARTINS, Maria I. Categorização de questões de física do novo Enem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 58-83, abr. 2013.

KURZAWE, Camila C. Enem nas aulas de arte: uma análise sobre a prática docente. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma. 2014.

MACENO, Nicole G.; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio A.; GUIMARÃES, Orliney M. Matriz de referência do ENEM 2009 e o desafio de recriar o currículo de química da educação básica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 3, ago. 2011.

MACHADO, Paulo H. A.; LIMA, Elizeth G. S. O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 355-373, jan./abr. 2014.

MARÇAL, Maria P. V.; VLACH, Vânia R. F. O Enem em sala de aula: um instrumento de análise sobre a prática docente e seus reflexos no ensino de geografia. Revista Geográfica da América Central, San José, p. 1-20, jul./dez., 2011. Edição especial.

MARTINS, Idalina; ABELHA, Marta; ABREU, Rozana G.; COSTA, Nilza. Las competencias en las políticas de currículum de ciencias: los casos de Brasil y Portugal. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, v. 18, n. 56, p. 37-62, jan./mar. 2013.

MARTINS, Maria I.; HERNANDES, Jesusney S. A visão de professores de física sobre questões do Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia. Atas […] Águas de Lindoia, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ ixenpec/atas/resumos/R0223-1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.

PÉREZ, Leonardo F. M.; CARVALHO, Washington L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sócio-científicas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 727-741, jul./set. 2012.

PIUNTI, Juliana C. P.; OLIVEIRA, Rosa M. A. Exame Nacional do Ensino Médio: mudanças no trabalho docente a partir dessa política. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 114-130, maio/ago. 2012.

SANTOS, Wildson L. P. Aspectos sócio-científicos nas aulas de química. 2002. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2002.

SANTOS, Lais S.; BARBOSA, Danrley D. de O.; SOBRINHO, Marcos F.; FERNANDES, Paula S. R. Discussões sociocientíficas em itens de biologia do Enem: possibilidades na perspectiva da educação cidadã. In: CONGRESSO ESTADUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IF GOIANO, 7., 2017, Urutaí. Anais […]. Urutaí, 2017. Disponível em: https://even3.blob.core. windows.net/anais/62343.pdf . Acesso em: 5 dez. 2019.

SANTOS, Wildson L. P.; MORTIMER, Eduardo F. Abordagem de aspectos sócio-científicos nas aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações no Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 191-218, ago. 2009.

SILVA, Cristina N.; LOBATO, Anderson C.; LAGO, Rochel M.; CARDEAL, Zenilda de L.; QUADROS, Ana L. de. Ensinando a química do efeito estufa no ensino médio: possibilidades e limites.Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 268-274, nov. 2009.

SOBRINHO, Marcos F.; RAMOS, Tiago C.; SANTOS, Wildison L. P. Questões de física do ENEM/2012 com caráter sociocientífico: um estudo do potencial argumentativo à luz do padrão de Toulmin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Água de Lindóia, Anais […] Água de Lindóia, 2013. Diponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ ixenpec/atas/resumos/R0127-1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.

SOBRINHO, Marcos F.; RAMOS, Tiago C.; SANTOS, Wildison L. P. Temas sociocientíficos (des) velados no Enem: potencialidades à ampliação de fontes e de gêneros textuais ao ensino de Física. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8. n. 1, p. 514-533, jul. 2016.

SOBRINHO, Marcos F.; SANTOS, Wildson L. P. Inserções da interdisciplinaridade e contextualização em intens do Enem/2013 com potencial ao enfoque CTS. Uni-pluri/versidad, Medelin, v. 14, n. 3, p. 94-101, 2014.

SOUZA, Renato S.; CORTES JUNIOR, Lailton P. A Contextualização nas questões envolvendo conteúdos químicos das provas do novo Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16.; ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10., 2012, Salvador, Anais […] Salvador, 2012. Disponível em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/ Upload/43655.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.

TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C. A química no efeito estufa. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 8, p. 10-14, nov. 1998.

Downloads

Publicado

20-10-2019

Como Citar

Stadler, J. P., Hussein, F. R. G. e S., & Marques, C. A. (2019). Questões de Química do Novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 780–798. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011

Edição

Seção

Artigos