Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de Ciências

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Xavier Fazio Brock University
  • Debra Panizzon University of South Australia
  • Nelio Bizzo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4824

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Testes, Políticas Educacionais, Responsabilização.

Resumo

A cultura global de testes se expandiu rapidamente nas últimas décadas. Nessas avaliações, as áreas mais comumente testadas são as de Linguagem e Matemática (LM). O foco e as políticas de responsabilização têm trazido consequências para o ensino de Ciências. Neste estudo reúnem-se evidências do Brasil, do Canadá e da Austrália para compreender as implicações dessas políticas para o ensino de Ciências, com base em pesquisas recentemente publicadas. Os resultados mostraram que a cultura dos testes, com ênfase em LM, e as políticas de responsabilização têm gerado o descaso e a negligência com o ensino de Ciências, causado sobretudo pelos sistemas de ensino e pelos gestores escolares, que criam iniciativas, ações e projetos voltados para atingir os resultados e metas em LM.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor dos cursos de mestrado e coordenador do observatório da educação do grande ABC

Xavier Fazio, Brock University

Licenciatura em Biologia, phd em Science Education. Associate Professor, Faculty of Education, Brock University. Ontario, Canadá.

 

Debra Panizzon, University of South Australia

Licenciatura em Biologia, phd Science Education.

Nelio Bizzo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação da Unviersidade de São Paulo

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Publicado

23-04-2018

Como Citar

Garcia, P. S., Fazio, X., Panizzon, D., & Bizzo, N. (2018). Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de Ciências. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 188–221. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4824

Edição

Seção

Artigos