Conceito Preliminar de Curso: conceito único para uma realidade educacional múltipla

Autores

  • Leo Lynce Valle de Lacerda Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil
  • Cássia Ferri Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3970

Palavras-chave:

Educação Superior, Sinaes, Enade, Conceito Preliminar de Curso.

Resumo

Investigou-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e seu principal indicador de regulação, o Conceito Preliminar de Curso. Utilizou-se um ciclo trienal do Exame Nacional de Cursos, englobando 55 áreas de graduação. As relações entre os insumos e a nota do concluinte foram examinadas por regressão linear múltipla, retendo-se aquelas que apresentaram correlações semiparciais significativas a 5%. O resultado mostrou ausência de relação em 11 das 55 áreas. Nas demais, os insumos com maior frequência de correlações foram a nota da infraestrutura e dos doutores. A frequência de correlações foi maior para as Universidades, apontando que o indicador tem mais propriedade para estas. Os resultados demonstram que o indicador não exibe uma relação entre input e output independente das áreas e instituições, de modo que não pode ser utilizado como indicador de qualidade sem uma avaliação qualitativa do contexto da instituição e do curso.

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Biografia do Autor

Leo Lynce Valle de Lacerda, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é professor dessa instituição e atua no programa de avaliação e na administração acadêmica da universidade, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Cássia Ferri, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é docente e pesquisadora
do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Lacerda, L. L. V. de, & Ferri, C. (2017). Conceito Preliminar de Curso: conceito único para uma realidade educacional múltipla. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 748–772. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3970

Edição

Seção

Artigos