Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação: uma perspectiva interacional-dialógica

  • Carime Rossi Elias Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Paloma Dias Silveira Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Janete Sander Costa Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Margarete Axt Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFGRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Palavras-chave: Ensino a distância, Processo de ensino-aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Interação dialógica

Resumo

Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica. 

Biografia do Autor

Carime Rossi Elias, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), Goiânia, Goiás, Brasilcarimeel@gmail.com
Paloma Dias Silveira, Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasilpaloma.dias@gmail.com 
Janete Sander Costa, Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora do Projeto “Sistema de Gestão do Conhecimento Aplicado à Socialização e Inclusão Digital de Comunidades e Organizações via Rede Social Wireless”, FACCAT/SCIT – Faculdades Integradas de Taquara, Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico/RS; Polo VP/ES – Polo Inovação Tecnológica do Vale do Paranhana e Encosta da Serra, Taquara, Rio Grande do Sul, Brasil janetesander@gmail.com
Margarete Axt, Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFGRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
 Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFGRS). Orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS) e em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (Lelic/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora responsável pelos grupos de pesquisa Ambientes virtuais de aprendizagem (Provia) e Lelic, registrados no diretório de grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) maaxt@ufrgs.br 

Referências

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Publicado
22-06-2015
Seção
Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional