Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072100Palavras-chave:
Avaliação Da Aprendizagem, Docência, Formação De ProfessoresResumo
A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).