Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Marlizete Cristina Bonafini Stainle
  • Nadia Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae183620072100

Palavras-chave:

Avaliação Da Aprendizagem, Docência, Formação De Professores

Resumo

A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlizete Cristina Bonafini Stainle

Nadia Aparecida de Souza

Downloads

Publicado

30-04-2007

Como Citar

Stainle, M. C. B., & Souza, N. A. de. (2007). Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Estudos Em Avaliação Educacional, 18(36), 63–74. https://doi.org/10.18222/eae183620072100

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)