Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae245420131901Palavras-chave:
Avaliação Externa, Responsabilidade, Qualidade do Ensino, Prova BrasilResumo
O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).