Evolução recente da presença e do perfil de minorias na Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Reuni, Enem, Cotas

Resumo

Foram implementadas políticas de ação afirmativa, incluindo políticas de bônus e cotas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o intuito de diminuir desigualdades no acesso ao ensino superior. Além disso, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) e o uso do Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificado (Enem/SiSU) no processo seletivo podem ter afetado a proporção de estudantes pertencentes às minorias frequentando instituições públicas de ensino superior no Brasil. O principal objetivo deste trabalho é verificar a evolução da diversidade do corpo discente da UFMG no período de 2006 a 2015, abordando os efeitos dessas mudanças. As políticas do Reuni, bônus e cotas parecem ser eficazes na redução das desigualdades de diferentes tipos na UFMG, enquanto o Enem/SiSU parece ter promovido um aumento na desigualdade. Além disso, foram avaliados os determinantes da propensão de pertencer a domicílios de baixa renda, de ser negro ou de ter frequentado escolas de nível médio particulares ou estaduais.

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Biografia do Autor

André Braz Golgher, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Brasil

possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutoramento em estudos regionais e economia pela West Virginia University (WVU) e University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-CH) (2012-2013 e 2015-2016). Atualmente é professor associado do Cedeplar e Face da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia Matemática, Economia Social e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: econometria espacial, economia matemática, educação, migração, pobreza, exclusão social e dinâmica demográfica. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

27-10-2021

Como Citar

Golgher, A. B. (2021). Evolução recente da presença e do perfil de minorias na Universidade Federal de Minas Gerais. Cadernos De Pesquisa, 51, e07351. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7351

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho