Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica

Autores

  • Silvana Soares de Araujo Mesquita Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0003-0352-2202

Palavras-chave:

Professores, Ensino Médio, Qualidade do Ensino, Profissionalização

Resumo

O objetivo deste artigo é articular um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre desempenho docente, no intuito de identificar características de um “bom professor” de ensino médio. Parte-se de uma revisão de literatura sobre efeito-professor, eficácia escolar, desempenho docente, competências para ensinar, saberes docentes e processo de profissionalização. Adotam-se como categorias de análises cinco dimensões da docência no ensino médio: conhecimento, estratégica, relacional, motivacional e profissional. Conclui-se que o alargamento das concepções do que constitui um “bom professor” de ensino médio pode contribuir para a instituição de políticas para fomentar o desenvolvimento da carreira docente e para as diretrizes dos cursos de formação inicial e continuada dos professores especialistas.

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Biografia do Autor

Silvana Soares de Araujo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação pela PUC_Rio. Professora da graduação e pos-graduação do Departamento de Educação da PUC-RJ. Atuação na área da Didática, Curriíulo e  Metodologia do ensino de Ciências. Coordena grupo de pesquisa sobre formação de professores, trabalho docente e ensino.

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Publicado

13-07-2018

Como Citar

Mesquita, S. S. de A. (2018). Referenciais do “bom professor” de ensino médio: exercício de articulação teórica. Cadernos De Pesquisa, 48(168), 506–531. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4820

Edição

Seção

Artigos