A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores

Autores

  • Richard Wittorski Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, França

Palavras-chave:

Formação de professores, Profissionalização, Prática de ensino

Resumo

Apresentando dados de uma pesquisa realizada sobre os dispositivos de análise das práticas propostos pelo Institut Universitaire de Formation des Maîtres – IUFM – (Bretanha, França), ao longo da formação inicial dos professores, o artigo problematiza a ideia de que uma atividade reflexiva a respeito das práticas profissionais  docentes permitiria aos indivíduos serem mais eficientes quando do retorno à situação de trabalho. A discussão realizada indica que, embora a análise das práticas promova a criação de um espaço narrativo que, por meio de trocas coletivas, permita aos professores construírem princípios organizadores de práticas potencialmente geradores de novas práticas docentes, esse processo traz à tona paradigmas de profissionalização vigentes no campo educacional que divergem quanto ao lugar da teoria e de sua articulação com a prática docente.

Biografia do Autor

Richard Wittorski, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, França

Professor do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, Françarichard.wittorski@cnam.fr

Referências

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Publicado

27-11-2014

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