Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português

Autores

  • Domingos Fernandes Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3687

Palavras-chave:

Ensino Superior, Práticas de Avaliação, Avaliação em Educação, Avaliação Pedagógica, Percepções

Resumo

O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As  percepções  e  práticas  enquadráveis  nessa  última  perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.

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Biografia do Autor

Domingos Fernandes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, Portugal

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, Portugal.

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Fernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 596–629. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3687

Edição

Seção

Tema em Destaque