Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edmilson Antonio Pereira Junior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4093

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Trabalho Docente, Condições de Trabalho, Autonomia Escolar.

Resumo

O artigo descreve indicadores desenvolvidos para representar aspectos do trabalho docente na educação básica e analisa as múltiplas associações de conceitos que permitem compreender o contexto dos profissionais nas escolas. As métricas foram produzidas a partir de survey realizado em sete estados do país, que favorecem uma visão ampla sobre situações dotadas de subjetividade vivenciadas pelos professores nos estabelecimentos de ensino. Os indicadores compreendem a autonomia dos docentes ao desenvolverem suas atividades de ensino, a realização de atividades com a participação de seus pares, a adequação do ambiente em que se encontram submetidos e até mesmo a preparação profissional para o início da carreira. A análise conjunta desses indicadores atesta empiricamente se a trama de relacionamentos entre eles, estabelecida a partir de conhecimento prévio sobre a temática, retrata a realidade pesquisada.

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Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular de políticas públicas em educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora PQ-1A/CNPq

Edmilson Antonio Pereira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Estatístico, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMG)

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Oliveira, D. A., & Pereira Junior, E. A. (2016). Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(66), 852–878. https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4093

Edição

Seção

Artigos