O Sistema de Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade da Educação Superior no Brasil: considerações sobre os indicadores

Autores/as

  • Paulo Sérgio Marchelli

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae183720072095

Palabras clave:

Avaliação Da Educação Superior, Políticas De Qualidade, Indicadores De Avaliação

Resumen

Este trabalho aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e analisa as diretrizes conceituais e o instrumento metodológico utilizados para avaliação externa. O método de análise corresponde ao estabelecimento de comparações entre o sistema adotado pelo Brasil e por outros países cujos padrões de qualidade em educação superior são internacionalmente reconhecidos. É enfocada a estrutura da matriz das dimensões de avaliação externa do Sinaes, detalhando-se os critérios utilizados para a atribuição de conceitos aos indicadores da Titulação, Regime de Trabalho e Publicações do Corpo Docente. Como principal conclusão, o estudo apresenta as razões pelas quais os referidos critérios precisam ser reconsiderados, mostrando seus pontos falhos e apontando caminhos para seu aperfeiçoamento.

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Biografía del autor/a

Paulo Sérgio Marchelli

Publicado

2007-08-30

Cómo citar

Marchelli, P. S. (2007). O Sistema de Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade da Educação Superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Estudos Em Avaliação Educacional, 18(37), 189–216. https://doi.org/10.18222/eae183720072095

Número

Sección

Artículos