Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item

Autores/as

  • Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti
  • Dalton Francisco de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae183720072094

Palabras clave:

Teoria Da Resposta Ao Item, Modelos De Desdobramentos, Grau De Satisfação

Resumen

A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante lugar nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) constitui-se em um conjunto de modelos para a avaliação que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo apresentar uma certa resposta a um item, as características dos itens e seu(s) traço(s) latente(s), definido(s) com base no estudo em questão. A finalidade deste artigo consiste em apresentar o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM, da TRI, para medidas de satisfação. Este modelo foi desenvolvido para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Os resultados obtidos na aplicação do modelo GGUM, que serviu para avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, ilustram o grande potencial desse modelo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti

Dalton Francisco de Andrade

Publicado

2007-08-30

Cómo citar

Bortolotti, S. L. V., & Andrade, D. F. de. (2007). Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item. Estudos Em Avaliação Educacional, 18(37), 157–188. https://doi.org/10.18222/eae183720072094

Número

Sección

Artículos