Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares

Autores/as

  • Marcio da Costa
  • Mariane C. Koslinski

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae194020082081

Palabras clave:

Prestígio Escolar, Hierarquias Escolares, Diferenciação Entre Turmas

Resumen

No Brasil, há uma evidente hierarquia entre o alunado das redes escolares do ensino básico. Normalmente, as escolas privadas tendem a acolher alunos de melhor nível socioeconômico, ocupando as redes estaduais e municipais, sucessivamente, posições inferiores em uma escala de recursos econômicos de seus públicos. Entretanto, também existe forte hierarquização no interior das redes públicas e das instituições escolares. Essas hierarquias correspondem a um complexo sistema de produção e alimentação de desigualdades que no âmbito escolar, das oportunidades e da inserção a posteriori na estrutura ocupacional, desenha um esboço da marcante desigualdade social brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar e descrever achados de uma pesquisa que explorou esse pouco conhecido universo das diferenças intra e entre escolas, para além dos aspectos relativos ao desempenho do alunado, enfatizando dimensões culturais e referentes à trajetória escolar pregressa. A pesquisa utilizou diversos instrumentos de coleta de informações, mas este texto apresenta parte dos resultados extraídos de um survey com cerca de 2500 alunos de vinte escolas do Rio de Janeiro. Os resultados indicam não só a óbvia diferenciação socioeconômica do alunado, mas também a presença de elementos culturais relevantes e de um presumível efeito da experiência de escolarização sobre perspectivas e atitudes dos alunos.

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Biografía del autor/a

Marcio da Costa

Mariane C. Koslinski

Publicado

2008-08-30

Cómo citar

Costa, M. da, & Koslinski, M. C. (2008). Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(40), 305–330. https://doi.org/10.18222/eae194020082081

Número

Sección

Artículos