Avaliar para aprender: a construção de uma realidade

Autores/as

  • Giovana Chimentâo Punhagui
  • Nadia Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224920111974

Palabras clave:

Trabalho Docente, Avaliação Formativa, Processo de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores

Resumen

O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovana Chimentâo Punhagui

Nadia Aparecida de Souza

Publicado

2011-08-30

Cómo citar

Punhagui, G. C., & Souza, N. A. de. (2011). Avaliar para aprender: a construção de uma realidade. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(49), 209–231. https://doi.org/10.18222/eae224920111974

Número

Sección

Avaliação Formativa