A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECE

Authors

  • Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
  • Francesca Danielle Gurgel dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235120121951

Keywords:

Avaliação da Aprendizagem, Rendimento Escolar, Ensino Médio, Spaece, Tema em Destaque

Abstract

O artigo inicia-se com a perspectiva do acompanhamento longitudinal da evolução da aprendizagem dos alunos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), aplicada anualmente a todos os alunos do Ensino Médio (EM). Como metodologia, foi adotado o estudo longitudinal amostral dos resultados do Spaece no período 2008-2009, quando em 2008 foram utilizadas as médias de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano do EM e em 2009, as médias do 2º ano do EM. Na oportunidade, são apresentadas as habilidades que os alunos dominam e/ou deveriam dominar nas disciplinas avaliadas, bem como o crescimento longitudinal de uma série para outra e o necessário para o 3º ano do EM no ano 2010, para que este aluno conclua o ano no nível desejado; gráficos com a evolução do percentual de acertos nos descritores avaliados no período em estudo. Após análise, verifica-se quanto os professores precisam se apropriar destes resultados e utilizá-los como ferramenta pedagógica para nortear ações estratégicas eficazes em sua prática docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

Francesca Danielle Gurgel dos Santos

Published

2012-04-30

How to Cite

Ciasca, M. I. F. L., & Santos, F. D. G. dos. (2012). A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECE. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(51), 116–134. https://doi.org/10.18222/eae235120121951

Issue

Section

Tema em Destaque - Avaliação Fatores Intervenientes

Most read articles by the same author(s)