Estratégias organizacionais no contexto da avaliação da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383

Palavras-chave:

Desenvolvimento Organizacional, Educação Superior, Avaliação da Pós-graduação.

Resumo

Esta pesquisa identifica estratégias de um Programa de Pós-Graduação em Administração de uma universidade federal para atender ao Sistema de Avaliação da Pós-graduação no Brasil. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas com integrantes da gestão do Programa no quadriênio de avaliação 2013-2016. A partir da elucidação das estratégias vigentes, descreveu-se a dimensão teórica da gestão estratégica que contemplou as ações que materializaram o processo de sua formação e implementação. Constatou-se fragilidades quanto aos indicadores Corpo Docente e Inserção Social e predominância de estratégias deliberadas, indicando o caráter coercitivo da avaliação sobre a gestão estratégica do Programa. Concluiu--se que uma revisão do processo estratégico, em diálogo com os agentes sociais que compõem o Programa, poderá colaborar para melhores resultados no sistema de avaliação.

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Biografia do Autor

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis-SC, Brasil

Estudante de Doutorado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - linha de pesquisa: Gestão Universitária. Mestra em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em periódicos científicos. Faz parte de Comitês Científicos de eventos de Secretariado. Interesses de pesquisa: Gestão Universitária, Secretariado Executivo e Gestão Estratégica. 

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Reitor João David Ferreira Lima,Florianópolis-SC, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis-SC, Brasil

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019); Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018, atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Rodrigues, L. M. A., Moreira, K. D., & Martins, C. B. (2020). Estratégias organizacionais no contexto da avaliação da pós-graduação brasileira. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 287–317. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383

Edição

Seção

Artigos