Uma análise dos resultados educacionais dos estados brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7073

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Indicadores Educacionais, Eficiência, Qualidade da Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os indicadores da qualidade educacional dos estados brasileiros entre os anos de 2007 e 2017, bem como apresentar uma medida de eficiência técnica para eles. Utilizou-se o método de fronteira estocástica para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, encontrando evidências que favorecem a importância da qualificação do docente e do tamanho da turma para melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O estudo também mostra que a estrutura escolar obteve resultados negativos para o desempenho no ensino médio e que as escolas responsáveis pelos anos finais do ensino fundamental foram eficientes na realização do gasto, enquanto o ensino médio apresentou ineficiência dos gastos públicos estaduais em educação.

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Biografia do Autor

Gustavo Saraiva Frio, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil.

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

Alves, P. J. H., Araújo, J. M., Frio, G. S., & Cordeiro, L. C. (2020). Uma análise dos resultados educacionais dos estados brasileiros. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(78), 742–775. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7073

Edição

Seção

Artigos