Políticas de cotas: um estudo de meta-avaliação nas universidades estaduais paranaenses

Autores

  • Andreliza Cristina de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon-PR, Brasil
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5831

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Meta-Avaliação, Cotas, Ensino Superior

Resumo

O texto apresenta uma meta-avaliação das políticas de cotas em universidades estaduais paranaenses. O objetivo foi analisar os processos avaliativos dessas políticas quanto a semelhanças e diferenças, potencialidades e limites, estratégias e procedimentos utilizados. Foram realizadas análise documental e entrevistas, sistematizadas com a análise do conteúdo. Utilizou-se ainda o ciclo de políticas para análise dos dados. Observou-se a necessidade de qualificação dos processos avaliativos, formação de corpo técnico, desenvolvimento de métodos e estratégias de avaliação de políticas de cotas adequadas às diferentes situações e produção de conhecimento acerca da avaliação enquanto campo epistemológico. Conclui-se que o processo de avaliação não ocorreu efetivamente pelo receio de que a avaliação fosse usada como uma forma de recuar na reserva de vagas. Destaca-se a importância de que sejam realizadas discussões mais aprofundadas sobre as cotas.

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Biografia do Autor

Andreliza Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon-PR, Brasil

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon.

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Doutor em Educação, professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

de Souza, A. C., & Rothen, J. C. (2019). Políticas de cotas: um estudo de meta-avaliação nas universidades estaduais paranaenses. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 614–643. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5831

Edição

Seção

Artigos